A
Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais
de 50 anos, anunciou a entrega de sua primeira embarcação offshore movida a gás,
a Island Crusader, para a Island Offshore. O moderno e avançado modelo UT 776
CDG, para suporte a plataformas, é o primeiro de dois encomendados pela armadora
norueguesa.
O
diretor administrativo da armadora, Håvard Ulstein, exaltou as vantagens da nova
embarcação. “Um dos focos mais importantes da Island Offshore é a redução do
consumo de combustível. As linhas de casco favoráveis do modelo UT 776 CD
contribuem para uma taxa significativamente baixa de consumo energético ao longo
dos calados operacionais. Acreditamos que a contribuição mais importante para a
redução de emissões é a diminuição do consumo de combustíveis para uma
determinada quantidade de trabalho realizado. A opção pelo Gás Natural
Liquefeito (LNG) é um passo lógico neste sentido”, afirmou o executivo.
O
vice-presidente sênior de tecnologias para navios da Rolls-Royce na divisão
Offshore, Jørn Heltne, comemorou a entrega do moderno navio. “É sempre um prazer
observar que uma nova embarcação foi entregue a um cliente satisfeito. O
inovador navio é o primeiro de seu modelo e foi projetado para reduzir os
impactos ao meio ambiente, enquanto aumenta a eficiência energética. Estamos
muito felizes com a confiança que a Island Offshore novamente depositou em nossa
tecnologia e técnica em projetos offshore”, exaltou
Heltne.
Esta
é a primeira embarcação offshore a ter motores principais a gás de combustão
pobre. Como resultado, as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) serão reduzidas
em cerca de 90%, enquanto as de óxido de enxofre (SOx) e partículas serão
insignificantes. Já as emissões de gás carbônico (CO2) reduzirão
significativamente. O navio também é equipado com dois motores a diesel para
quando ele precisar operar sem o fornecimento de gás.
O
Island Crusader vai operar no Mar do Norte, através do transporte, fornecimento
e serviços entre bases de fornecimento onshore e locais de perfuração offshore.
A embarcação tem 96
metros de comprimento e também será equipada para a
recuperação de petróleo.
Com
esta última encomenda, a Island Offshore agora tem sete embarcações de suporte a
plataformas UT 776 CD em operação e três outras já estão sendo construídas.
Fonte:
Portal Naval/TN Petróleo
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