O navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, entregue no último dia 9 à Transpetro, finalizou em Santos, no final de semana passado, a segunda etapa da sua primeira operação de carregamento, iniciada na terça-feira, dia 10, em São Sebastião (litoral norte).
Após deixar o complexo santista, a embarcação partiu para o Porto de São Luís (MA), com 10 mil metros cúbicos de diesel S500 e 17 mil metros cúbicos de diesel S1.800, originados, respectivamente, de São Sebastião e Santos. A operação de descarga em São Luís está prevista para quinta-feira (19).
O Sérgio Buarque de Holanda é a terceira embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar as operações. Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, esse é o 200º navio construído pelo Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), berço da indústria naval brasileira.
Em novembro do ano passado, a Transpetro recebeu do estaleiro o navio de produtos Celso Furtado, primeira embarcação brasileira entregue ao Sistema Petrobras desde 1997. Em maio, começou a operar o João Cândido, primeiro petroleiro construído na Região Nordeste. O João Cândido é hoje o maior e mais moderno navio brasileiro em operação.
Uma quarta embarcação, o Rômulo Almeida, começará a operar ainda este ano.
A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário