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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Princípios do verdadeiro líder de vendas


Por Evaldo Costa
Você trabalha com vendas há muito tempo? Considera-se um líder exemplar? Quais são os princípios que você segue? O mundo está muito dinâmico e o líder de vendas precisa estar atento e sintonizado com os melhores exemplos de serviços e atendimento de alta qualidade se quiser manter-se firme no comando em direção ao topo da profissão. 
Abaixo seguem algumas dicas poderosas, capazes de contribuir para que o líder de vendas avance na jornada para o sucesso: 
  1. Cuide para que as suas palavras sejam gentis. 
    Muito cuidado com o seu comportamento. Pense sempre duas vezes antes de dizer alguma coisa para sua equipe ou seus liderados, especialmente se for para reprimi-los. Lembre-se de que depois de pronunciada, a palavra não poderá mais ser recolhida. Mensagens pronunciadas sem muito cuidado podem ser como a bala que sai de uma AR15. O único meio de evitar um grande estrago é evitando que ela seja disparada.
  2. Você é perspicaz e seus princípios são sólidos? 
    Não adianta ficar esperando ter todas as respostas para tomar uma decisão. O líder de vendas sabe muito bem que precisa correr riscos se quiser superar metas e vencer. Todo o seu comportamento e suas ações devem estar ancorados em princípios sólidos, legais, morais e éticos, pois só assim conseguirá o respeito e a admiração de sua equipe, de seus superiores, parceiros, clientes e fornecedores.
  3. As suas orientações são simples, fáceis de serem assimiladas e aplicadas? 
    Muito líderes de vendas estão tentando “reinventar a roda”. Há um ditado popular que revela: “Quem come feijão com arroz nunca morre de fome”. Priorize as ações simples que possam ser rapidamente assimiladas e defendidas por todos. Agindo assim você conquistará muitos admiradores e formará um tipo disposto a tudo para defender os seus ideais.
  4. Você faz recomendações com base nos exemplos do mundo real? 
    Os melhores conselhos são aqueles repassados em forma de exemplos do mundo real. Não adianta você tentar fazer algo somente para mostrar à equipe como você quer que as coisas funcionem. Não há gente tola em vendas, se o líder não for cuidadoso em suas recomendações, acabará em descrédito e jamais conseguirá o que mais deseja. 
  5. Crie o seu histórico de sucesso. 
    Contar história dos grandes mestres de vendas para ilustrar o que você deseja obter é e sempre será muito útil, mas quando você criar a sua própria história de sucesso não precisará mais recorrer a exemplos da literatura. Você será a referência para os seus seguidores. Isso significa ter alcançado o topo: agora é agir para manter-se lá.
Finalmente, lembre-se sempre de que o caminho mais curto para o sucesso é aquele pavimentado pelo conhecimento, pela habilidade e pela atitude. Então, trate logo de colocar em prática o que você aprende a cada dia, pois, do contrário, de nada adiantará conquistar todo o conhecimento do mundo. 

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