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quarta-feira, 13 de junho de 2012

E se...Seu plano não precisa de surpresas


As surpresas nos negócios são inevitáveis. Mas, se as surpresas acontecem, como podemos nos preparar para elas? Dependendo da característica de cada negócio, a resposta pode variar significativamente. Devemos ter sempre em mente que o planejamento pode sofrer alterações e ajustes durante o tempo; análises do tipo "e se" são fundamentais e nem sempre o planejado será realizado. Outro tipo de situação - muitas vezes definida como um "bom problema" - é a equipe de vendas conquistar novos clientes em determinado período, quando a produção não está preparada para atender demandas elevadas.
Como as indústrias possuem processos de orçamentos complexos envolvendo toda a linha de produção, elas estão entre as empresas mais necessitadas de ferramentas avançadas que garantam realizar o orçamento de modo rápido e eficiente.
Se a indústria quer estar preparada para as possíveis surpresas desagradáveis, o melhor a fazer é reunir informações sobre o mercado e as suas oscilações, além das variantes diversas que influenciam o planejamento. A partir daí, combinar variantes e cenários para tomar decisões certas no momento certo. Mas, como organizar essas informações? Como criar possíveis cenários e suas variantes? A resposta pode estar no uso de ferramentas avançadas de planejamento, tradicionalmente conhecidas como ferramentas de Corporate Performance Management - CPM.
Quando falamos em utilizar uma ferramenta de CPM para o planejamento, não estamos pensando somente no planejamento financeiro, mas em todos os processos da empresa. Por exemplo, ao inserir no sistema a previsão de vendas anual, entre outros detalhes, identificaremos o consumo detalhado de matéria-prima, podendo assim evitar uma possível dificuldade de fornecimento, seja pela capacidade de armazenamento ou mesmo de produção do fornecedor. A simulação proporcionará tempo suficiente para a tomada de decisão correta para atender a demanda prevista, sem o risco de comprometer a produção ou perder mercado para a concorrência.

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