O crescimento de 1,7% no Produto Interno Bruto – PIB da indústria no primeiro trimestre deste ano foi uma surpresa positiva, avaliou a Confederação Nacional da Indústria – CNI. O segmento que mais contribuiu para essa expansão foi a indústria de transformação, que registrou alta de 1,9%.
Na pesquisa de produção física da indústria realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a PIM-PF, o segmento de transformação registrou queda de 0,3% na média do primeiro trimestre, frente ao trimestre anterior, na série de dados dessazonalizados.
Apesar do crescimento frente ao trimestre anterior, a indústria manteve-se praticamente estagnada na comparação com o mesmo período do ano passado, com crescimento de apenas 0,1%, enquanto a indústria de transformação recuou 2,6%.
A expansão de 0,2% da economia no primeiro trimestre foi menor do que o esperado. Desse modo, embora o ritmo deva se intensificar nos próximos trimestres, é improvável que a previsão de crescimento de 3% em 2012 seja alcançada.
Fonte: CNI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário