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quarta-feira, 5 de junho de 2013

Catálogo eletrônico, a revolução no relacionamento entre o marketing e o canal de vendas

Por Rafael Rojas Filho

Diariamente imagens, animações, vídeos, banners e fotos são criados pelas áreas de marketing e trade da indústria para aumentar a exposição dos produtos nos diversos canais de divulgação. No entanto, até agora, as equipes de vendas que atuam diretamente no PDV dependiam de catálogos impressos para esta apresentação. Com isso, o tempo e custo do percurso entre a criação e a utilização, sempre tornaram o processo muito pouco eficaz.

A chegada dos tablets abriu espaço para a criação do conceito de catálogo eletrônico. Com ele, as equipes de vendas diretas (da própria indústria) ou indiretas (atacadistas e distribuidores) passarão a receber todos os materiais produzidos pela indústria para apresentação de produtos e ativação de campanhas ou ações comerciais, diretamente no ponto de venda. Isso permitirá a ampliação das informações da indústria dirigidas ao varejista, mas principalmente vai agregar diferenciais que mudarão definitivamente esta forma de trabalho, como agilidade, praticidade, qualidade, flexibilidade e redução brutal de custos.

As áreas de marketing ou trade poderão fazer com que qualquer iniciativa esteja nas mãos das equipes de campo em questão de minutos. Tudo isso com uma economia que pode chegar a 90%, se comparado com os custos do catálogo em papel.

Já para a área comercial, o catálogo eletrônico contribuirá para vendas mais assertivas. O vendedor aumentará a confiança do varejista com as informações apresentadas (imagens, vídeos e banners), dando a ele o suporte adequado para composição do melhor mix para sua loja.

O relacionamento entre o marketing e o canal de vendas passa a contar com uma linha direta para apresentação das ações desenvolvidas. Desde uma ação comercial que precisa ser ativada, a montagem de um display, planograma, fotos e textos explicativos sobre características de um produto ou categoria, tudo pode ser executado de maneira mais eficaz com o uso do catálogo eletrônico e a dinâmica entre as duas áreas.

Todas as iniciativas citadas evidenciam o que muitas companhias já observam na prática, que o uso do catálogo eletrônico faz com que todo o processo de vendas seja mais dinâmico, transparente e econômico para a própria indústria e mais eficiente para os profissionais de marketing que nela atuam.

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