Bolsa de Valores

ALLL11 +0.67%AMBV4 0.51%BTOW3 3.09%BVMF3 0.2%BBDC4 0.56%BRAP4 0.83%BBAS3 0.31%BRTO4 0.95%BRKM5 0.09%BRFS3 0.56%CCRO3 0.06%CMIG4 0.31%CESP6 0.4%CPLE6 0.65%CSAN3 0.38%CPFE3 0.32%CYRE3 -0.73%DTEX3 -0.31%ELET3 0.82%ELET6 1.94%ELPL6 -0.13%EMBR3 0.22%FIBR3 1.21%GFSA3 1.12%GGBR4 0.42%GOAU4 0.43%GOLL4 1.96%ITSA4 0.35%ITUB4 0.41%JBSS3 1.05%KLBN4 -1.49%LIGT3 0.42%LLXL3 -0.45%LAME4 0.93%LREN3 0.69%MMXM3 -0.16%MRVE3 -0.72%NATU3 0.41%NETC4 -1.05%OGXP3 -1.6%PCAR5 +2.72%PDGR3 0.92%PETR3 0.73%PETR4 0.71%RDCD3 0.19%RSID3 -2%SBSP3 -0.58%CSNA3 0%CRUZ3 -0.19%TAMM4 6.72%TNLP3 4%TNLP4 0.05%TMAR5 -1.69%TLPP4 -2.21%TCSL3 +0.43%TCSL4 +0.13%TRPL4 -0.71%UGPA4 -0.71%USIM3 0.33%USIM5 -0.76%VALE3 0.66%VALE5 0.76%VIVO4 -0.21%
delay 15'
Amsterda AEX -0.02%All Ordinary Index 0.17%AMEX 0.84%DAX 0.23%FTSE 100 0.15%IBEX35 0.23%Kospi Composite -0.66%MERVAL 0.00%NASDAQ 0.36%NIKKEI -1.02%Paris CAC 40 -0.03%PSI20 -0.88%Shanghai SE -0.66%Dow Jones Ind Avg 0.37%
delay 15'

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como tomar boas decisões com a internet

Imagine tudo o que você seria capaz de fazer se pudesse perguntar a cada pessoa que entra em sua loja como e por que ela veio, qual seção que mais gosta, quais os produtos que mais interessaram a ela e por que saiu da página? E não apenas em uma amostra, mas para 100% das pessoas que visitaram o site? Na internet, isso é possível. Em tempo real e sem pagar nada.
A web quebrou a barreira do focus group, permitindo-nos compreender de imediato, de forma gratuita e anônima, o comportamento do usuário antes, durante e depois de visitar um site. Para as pequenas empresas, isso representa uma oportunidade sem precedentes, tendo em vista que elas geralmente não dispõem de recursos ou orçamento para realizar uma pesquisa aprofundada de mercado.

Hoje estão disponíveis ferramentas de análise de tendências e de tráfego, entre elas o Google Trends e o Google Analytics, que nos permitem analisar o comportamento do usuário e, assim, tomar decisões de negócio mais bem informadas.

Ferramentas de tendências de busca

Por meio dessas ferramentas é possível entender como as pessoas encontram sua marca, seu produto ou categoria de serviço na web. Ao analisarmos as palavras-chave que os usuários digitam no motor de busca, podemos entender ao que eles normalmente associam seu produto ou categoria. Também somos capazes de compreender o interesse por áreas geográficas ou em intervalos de tempo específicos, permitindo, por exemplo, identificar uma sazonalidade.

Em outras palavras, com essa ferramenta, você pode:

• Identificar as buscas em crescimento. Observe o que os compradores querem e antecipe-se ao comportamento do mercado e às tendências de pesquisa da temporada.

• Antecipar a demanda. Estudar como evoluíram as tendências da pesquisa em sua indústria para prever a demanda futura e desenvolver estratégias adequadas e orçamento.

• Localizar nichos geográficos para atingir os usuários em diferentes regiões e cidades. Saber onde encontrar clientes potenciais e comparar volumes de busca em diferentes regiões e cidades.

Por exemplo, o gráfico abaixo mostra a tendência de pesquisa pelo termo “Carnaval”, por meio do qual podemos identificar padrões sazonais de pesquisa e, assim, estabelecer os orçamentos para cada período em função da intensidade do tráfego de busca. É importante ressaltar que essa ferramenta não apresenta números absolutos de busca.

Ferramentas de análise de tráfego

Ferramentas de análise de tráfego permitem compreender de onde os usuários partem, o que fazem e quando deixam um site específico. Assim, podemos identificar perfis de compradores com base em seus interesses.

Com o Google Analytics, por exemplo, é possível reunir dados relevantes, tais como:

• Como os usuários encontraram sua página. Os seus visitantes chegam até você por meio de outra página na web que contém o seu link? De um diretório? Da página de busca? Das suas campanhas no AdWords?

• Visitantes por localização. Apresenta dados sobre a localização geográfica de seus visitantes. Por exemplo, se sua empresa fornece um determinado serviço na “região A” e você percebe que seu site recebe muitos visitantes da “região B”, talvez deva considerar uma expansão.

• Quais seções visitaram dentro do seu site. Quais são as áreas mais populares da sua página? Essa informação pode ajudá-lo a decidir como redesenhar seu site, promover as páginas mais bem-sucedidas, melhorar aquelas que recebem menos tráfego e analisar as causas de isso acontecer.

Com esses dados, você poderá entender como melhorar a experiência do usuário em sua página na web, bem como os benefícios que seu site oferece e seus esforços de marketing online.

A internet nos fornece dados muito valiosos. Para uma pequena empresa, o desafio não é mais apenas acessá-los, mas interpretá-los de maneira correta e agir de acordo.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário