Pesquisadores da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, revelaram que trabalharam junto ao inventor britânico Richard Brown no desenvolvimento de uma motocicleta capaz de ultrapassar a velocidade de 680 km/h. Brown, que já deteve o controvertido recorde mundial de velocidade em duas rodas, pretende recuperar seu título chegando aos 680 km/h - sua marca anterior foi de 587 km/h.
O objetivo do trabalho é aprimorar as características presentes em uma máquina batizada como Jet Reaction, que utiliza um motor de helicóptero modificado para atingir velocidades extremas.
Entre os desafios encontrados pelos cientistas está a missão de descobrir como uma motocicleta se comportaria após atingir uma velocidade tão alta. Para chegar a uma conclusão, o time comandado pelo professor Rakesh Mishra realizou uma série de testes aerodinâmicos capaz de definir qual a forma ideal que o veículo deveria ter para manter seu piloto protegido.
Resultados animadores
Ao todo, foram gastos mais de três meses no desenvolvimento de uma análise detalhada do dispositivo. A tarefa foi realizada por um poderoso computador com 12 núcleos de processamento, que trabalhou durante centenas de horas calculando a maneira como o ar interage com objetos que se movem de maneira extremamente rápida.
“O objetivo principal do relatório foi analisar os efeitos aerodinâmicos que acontecem no Jet Reaction conforme ele atinge velocidades superiores a 680 km/h. Esse trabalho excelente mostrou que o design do veículo estava correto, o que vai permitir prosseguir com as próximas etapas de sua fabricação”, declarou Taimoor Asim, especialista em dinâmica de fluídos que ajudou no desenvolvimento do projeto.
A data e o local do teste ainda não estão definidos. A "pista" deverá ser o leito seco de um lago. Bonneville e Verneukpan, na África do Sul, são os mais cotados.
TecMundo e Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário