Concessionária de distribuição de gás natural no Espírito Santo, a Petrobras Distribuidora comercializou 1,058 bilhão de metros cúbicos do produto em 2011.
A marca histórica ganhou destaque em 03/04/12, em evento realizado em Vila Velha, no Espírito Santo, quando foi lançado pelos Correios um carimbo postal comemorativo. Durante a solenidade, a subsidiária assinou com o Governo do Estado uma Ordem de Serviço para ampliar a rede de gás natural de Linhares até o município de Sooretama, com investimento previsto de R$ 12 milhões.
Na mesma ocasião, a Petrobras Distribuidora firmou convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Vila Velha no projeto de implantação de um Centro Integrado de Operações, que será responsável pelo monitoramento de serviços públicos e da infraestrutura urbana.
Finalmente, o plantio de duas árvores anunciou o lançamento do V Fórum Capixaba de Energia, nos dias 26 e 27 de abril, que conta com patrocínio da Petrobras Distribuidora e este ano terá “Eficiência e Conservação de Energia: Caminho para a Sustentabilidade” como tema. O Fórum é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Agência de Serviços Públicos do Estado (ASPE), que plantará cerca de duas mil mudas de árvores nativas nos campi da UFES e IFES, simbolizando a compensação das emissões de carbono geradas durante do Fórum.
Investimentos
Com o resultado de 2011, a Petrobras Distribuidora se posicionou como a 4ª maior distribuidora de gás natural do país no chamado mercado não térmico, atrás apenas da Comgás-SP, CEG-RJ e Bahiagás-BA. No Espírito Santo, o gás natural já chega a nove municípios – Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – com movimentação de 2,9 milhões m3/dia.
Em janeiro deste ano, 24.401 clientes contavam com o serviço, sendo 24.090 residenciais, 237 comerciais e o restante dividido entre clientes industriais, de climatização, GNV e outros. Até 2015, a rede de distribuição será ampliada dos atuais 246 km para 393 km, permitindo a inclusão de mais quatro municípios: Colatina, Guarapari, São Mateus e Sooretama.
O Plano de Negócios 2011-2015 da Petrobras Distribuidora prevê recursos totais de R$ 206 milhões para o GN no Espírito Santo, atendendo aos diversos segmentos de consumo. As obras de ampliação do ramal de Linhares – com uma extensão de 13 km – deverão começar em até 60 dias e têm término previsto em dezembro de 2012, gerando cerca de cem empregos diretos. Entre os clientes em potencial na região, destaca-se uma unidade da Itatiaia Móveis S/A, que produz fogões, geladeiras e móveis de cozinha.
O presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, que esteve presente na solenidade ao lado do governador Renato Casagrande, dos prefeitos de Vila Velha e Sooretama, entre outras autoridades, empresários, clientes e representantes do Sistema Petrobras, destacou o papel da subsidiária como vetor de desenvolvimento econômico no estado.
- A interiorização do gás natural é um desejo dos capixabas. O gás é um energético que ajuda a trazer novas empresas. Mais que comemorar o volume recorde vendido no ano passado, estamos iniciando novas etapas e desafios, temos a disposição de cada vez mais capitalizar a entrega do gás às várias regiões do Espírito Santo, afirmou.
Fonte: Blog Petrobras/Sindcomb Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário