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quinta-feira, 1 de março de 2012

Treze cores de batons e uma ação de sucesso


Elas testam centenas de produtos, escrevem suas opiniões sinceras sobre eles e arrastam legiões de fãs às lojas de cosméticos atrás dessas indicações. As blogueiras de beleza são, notadamente, importantes formadoras de opinião do mercado feminino e possuem um canal direto com as consumidoras das mais diversas faixas etárias, especialmente adolescentes e mulheres jovens.
A Tracta, fabricante de cosméticos do grupo Farmaervas, enxergando o potencial de parcerias com as blogueiras, desenvolveu uma ação que foi além do convite para o evento de lançamento dos produtos. A empresa convidou 13 blogueiras para desenvolverem cores exclusivas de batons, que levam o nome de seus blogs e estão sendo comercializados no site da empresa.
De acordo com Flavia Rocha, diretora de marketing e desenvolvimento de produto do grupo Farmaervas, a ideia surgiu após o sucesso do lançamento de um trio de batons que fazia referência à caixinha do Chiclets. “O conjunto caiu nas graças das blogueiras, que comentavam sobre as cores e divulgavam o produto. Percebemos que as vendas do trio de batons havia sido espetacular, muito maior do que a empresa conseguia com os meios de divulgação tradicionais. Então, pensamos que seria uma boa ideia se convidássemos algumas delas para desenvolver batons das cores com as quais mais se identificassem dentro de uma tendência de mercado”, conta.
Segundo a diretora de marketing, a Tracta atravessa um momento de rejuvenescimento, disputando um público consumidor mais jovem e, com o projeto, busca estabelecer um canal direto com as blogueiras que, por sua vez, possuem abertura com esse público. A ação é semelhante à realizada pela MAC Cosmetics nos Estados Unidos e Canadá, com a diferença de que, lá, as blogueiras ajudaram a desenvolver as cores de uma coleção de sombras e glosses labiais.
Resultados
A avaliação é positiva também nas vendas, que alcançaram patamares muito maiores do que a empresa esperava. “Quando colocamos os batons em nossa loja virtual, o número de compras foi tão grande que demoramos uma semana para conseguirmos normalizar os envios”, comemora Flavia. Segundo ela, a procura não foi grande apenas no primeiro momento. O volume de vendas continua elevado mesmo meses depois do lançamento, inclusive com recompras, já que a coleção é uma edição limitada. “As meninas querem fazer um estoque”, brinca Flavia.
Conexões
Fabiano Parreiras, sócio-diretor da Único Consultores e professor de planejamento estratégico da Faculdade de Administração de Pará de Minas, analisa quatro pontos na ação da Tracta que favorecem a conexão entre a marca e os seus consumidores. “Primeiramente, reunir blogueiras para criar cores exclusivas de batons e batizá-las com os nomes dos blogs demonstra com qual público a marca deseja estar relacionada. Quem são as blogueiras? São pessoas antenadas, criativas e formadoras de opinião. Em segundo lugar, podemos considerar a experiência com a marca. A interação do consumidor com a marca gera um vínculo forte, que favorece a fidelidade”, assegura.
Outro ponto importante, na opinião de Parreiras, é a inovação. “O simples fato de inovar, por si só, chama atenção. A Tracta inovou de forma muito positiva e isso tem um grande poder de sedução. Finalmente, está claro que a Tracta busca compreender e valorizar a opinião do consumidor. Isso é percebido como algo extremamente positivo porque as pessoas querem se sentir valorizadas”, avalia.
O consultor acredita que as conexões emocionais podem transformar as marcas, já que não compramos um produto só por suas características físicas, mas também pelo que ele representa. Entretanto, qual é o momento em que estabelecemos conexões emocionais com uma marca? “A todo instante”, segundo Parreiras. “Desde o momento em que assistimos a um anúncio na TV, passando pela experiência no ponto de venda, até a utilização do produto. O papel de um gestor de marketing é cuidar para que tudo isso aconteça da melhor forma. O apelo dos comerciais, o cheiro da loja, tudo influencia na forma como uma marca é percebida”, afirma.
No caso da Tracta, a interação com o público-alvo, a experiência vivida com a expectativa da aprovação da cor e o lançamento do produto com o nome do blog geraram uma conexão muito forte com as donas dos blogs e suas seguidoras. E essa conexão faz as marcas ficarem cada vez mais fortes e conhecidas, opina Parreiras. “Valorizaremos cada vez mais as marcas, porque a oferta de produtos vem aumentando e o nosso tempo vem diminuindo. Não dá para ficar testando marcas desconhecidas. Quando você encontra dois produtos com as mesmas características e preços iguais, certamente opta pela marca mais conhecida. Uma marca forte permite não só aumentar o volume de vendas de um produto, mas elevar o seu preço significativamente”, alerta.
A repercussão da ação da Tracta foi tão grande que a empresa já tem uma lista de espera com mais de 30 nomes de blogueiras que gostariam de participar dos próximos projetos, os quais ainda estão em segredo para evitar plágios.
Se a sua empresa oferece qualquer produto que não seja da linha de cosméticos, que tal aderir à ideia e contar com a ajuda de colaboradores específicos?
Júlio Clebsch

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