Bolsa de Valores

ALLL11 +0.67%AMBV4 0.51%BTOW3 3.09%BVMF3 0.2%BBDC4 0.56%BRAP4 0.83%BBAS3 0.31%BRTO4 0.95%BRKM5 0.09%BRFS3 0.56%CCRO3 0.06%CMIG4 0.31%CESP6 0.4%CPLE6 0.65%CSAN3 0.38%CPFE3 0.32%CYRE3 -0.73%DTEX3 -0.31%ELET3 0.82%ELET6 1.94%ELPL6 -0.13%EMBR3 0.22%FIBR3 1.21%GFSA3 1.12%GGBR4 0.42%GOAU4 0.43%GOLL4 1.96%ITSA4 0.35%ITUB4 0.41%JBSS3 1.05%KLBN4 -1.49%LIGT3 0.42%LLXL3 -0.45%LAME4 0.93%LREN3 0.69%MMXM3 -0.16%MRVE3 -0.72%NATU3 0.41%NETC4 -1.05%OGXP3 -1.6%PCAR5 +2.72%PDGR3 0.92%PETR3 0.73%PETR4 0.71%RDCD3 0.19%RSID3 -2%SBSP3 -0.58%CSNA3 0%CRUZ3 -0.19%TAMM4 6.72%TNLP3 4%TNLP4 0.05%TMAR5 -1.69%TLPP4 -2.21%TCSL3 +0.43%TCSL4 +0.13%TRPL4 -0.71%UGPA4 -0.71%USIM3 0.33%USIM5 -0.76%VALE3 0.66%VALE5 0.76%VIVO4 -0.21%
delay 15'
Amsterda AEX -0.02%All Ordinary Index 0.17%AMEX 0.84%DAX 0.23%FTSE 100 0.15%IBEX35 0.23%Kospi Composite -0.66%MERVAL 0.00%NASDAQ 0.36%NIKKEI -1.02%Paris CAC 40 -0.03%PSI20 -0.88%Shanghai SE -0.66%Dow Jones Ind Avg 0.37%
delay 15'

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Terceirização dos Serviços no Segmento de Tecnologia da Informação


O setor de TI-BPO no Brasil

De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil tem o oitavo maior mercado interno de outsourcing – terceirização de serviços - em tecnologia no mundo. Em 2008, o setor de TI-BPO (terceirização dos serviços no segmento de tecnologia da informação) movimentou aproximadamente US$ 59,1 bilhões. A maior fatia desse faturamento provém de hardware, servidores especializados, armazenamento, periféricos e equipamentos de rede, seguidos por serviços, BPO e software.
De acordo com a A.T. Kearney, o setor de TI-BPO emprega cerca de 1,7 milhão de pessoas no Brasil, incluindo programadores, analistas de sistema e gerentes - um contingente que tem crescido 6,5% ao ano em média desde 2005, reflexo da constante expansão do setor. Escolas especializadas, espalhadas por todo o território nacional, formam cerca de 77.000 novos profissionais a cada ano.
De acordo com estudo produzido pelo IDC (International Data Corporation), o mercado nacional de call centers ainda está em expansão. Em 2007, o mercado de serviços de BPO representou R$ 6,1 bilhões, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. A expectativa do IDC é de que até 2012 haverá um crescimento médio anual de 11,7%, ultrapassando a marca de R$ 10 bilhões em faturamento. Estes dados fazem parte do estudo Brazil Call Center Services 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário