O setor de TI-BPO no Brasil
De acordo com a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil tem o oitavo maior mercado interno de outsourcing – terceirização de serviços - em tecnologia no mundo. Em 2008, o setor de TI-BPO (terceirização dos serviços no segmento de tecnologia da informação) movimentou aproximadamente US$ 59,1 bilhões. A maior fatia desse faturamento provém de hardware, servidores especializados, armazenamento, periféricos e equipamentos de rede, seguidos por serviços, BPO e software.
De acordo com a A.T. Kearney, o setor de TI-BPO emprega cerca de 1,7 milhão de pessoas no Brasil, incluindo programadores, analistas de sistema e gerentes - um contingente que tem crescido 6,5% ao ano em média desde 2005, reflexo da constante expansão do setor. Escolas especializadas, espalhadas por todo o território nacional, formam cerca de 77.000 novos profissionais a cada ano.
De acordo com estudo produzido pelo IDC (International Data Corporation), o mercado nacional de call centers ainda está em expansão. Em 2007, o mercado de serviços de BPO representou R$ 6,1 bilhões, um aumento de 17% em comparação ao ano anterior. A expectativa do IDC é de que até 2012 haverá um crescimento médio anual de 11,7%, ultrapassando a marca de R$ 10 bilhões em faturamento. Estes dados fazem parte do estudo Brazil Call Center Services 2008.
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