A petrolífera norueguesa Statoil fez uma segunda grande descoberta de petróleo equivalente no Mar de Barents em menos de um ano, aumentando as perspectivas de reservas nesta remota região do Ártico.
A descoberta melhorará também as perspectivas para a Noruega, oitava maior exportadora de petróleo do mundo e segunda maior de gás. O país vem reduzindo a produção do óleo desde 2001, mas fez uma série de descobertas marítimas ao longo do último ano.
A nova reserva, batizada de Havis, pode possuir entre 200 milhões e 300 milhões de barris de óleo equivalente. Junto com a outra descoberta na região, chamada de Skrugard, pode fornecer entre 400 milhões e 600 milhões de barris, informou a Statoil.
"A Havis é nossa segunda maior descoberta no Mar de Barents em termos de impacto em nove meses", declarou o presidente-executivo Helge Lund em comunicado. "O volume e as propriedades da descoberta fazem dela um par da Skrugard. Skrugard e Havis abrem uma nova província de petróleo no Norte", declarou.
As sócias na nova descoberta são Statoil (50%), a italiana Eni (30%) e a também norueguesa Petoro (20%). As duas reservas estão sob a mesma licença de produção no Mar de Barents, mas não estão interligadas, detalhou a Statoil.
Fonte: Reuters/Folha.com, janeiro/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário