O Centro de Tecnologia
O novo laboratório foi concebido pela Petrobras, dentro do Programa Tecnológico de Transporte (Protran) e da porcentagem obrigatória de revestimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) das empresas exploradoras de petróleo e gás no Brasil. Com o objetivo de atender as necessidades de testes e pesquisas da Transpetro e do Centro de Pesquisas da estatal (Cenpes), o local terá a possibilidade de realizar simulações de situações de campo, permitindo o desenvolvimento de novas práticas e tecnologias para o setor.
“O principal objetivo do laboratório é apoiar os projetos de P&D de empresas, universidades e centros de tecnologia de todo o país”, afirmou Raimar van der Bylaardt, presidente do Conselho Executivo do CTDUT. Ele afirmou que o centro de tecnologia firmou parceria com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) na parte de treinamento e certificação de profissionais.
O laboratório de proteção catódica do CTDUT estará disponível não só para a Petrobras, mas também para todas as empresas transportadoras, distribuidoras, fornecedoras de serviços e equipamentos na área de proteção catódica, além de companhias que possuam dutos enterrados e no mar, e também universidades.
“A integridade dos dutos é nossa prioridade, e a proteção catódica é o que nos faz operar com a máxima segurança” , afirmou Marcelo Rennó, diretor de Gás Natural da Transpetro.
Construída e instalada em uma área de aproximadamente 1.400m2, a unidade conta com um tanque de testes com dois metros de diâmetro, dois conjuntos de isolamento elétrico de tubulações dos tipos convencional e monobloco, 24 caixas para avaliação do efeito de proteção catódica sobre revestimentos anticorrosivos, um trilho de trem para simular interferência de ferrovias, entre outros equipamentos.
“A inauguração desse laboratório é muito importante para o setor de engenharia da Petrobras, pois vai permitir uma qualificação e aprimoramento cada vez melhor na construção e montagem de dutos de petróleo e gás”, afirmou Paulo Montes, da Petrobras.
De acordo com Raimar, o Centro de Tecnologia em Dutos tem projetos de construção de um laboratório de metrologia de líquidos e um laboratório de testes de válvulas. Há também a intenção da instalação de um parque de testes para dutos offshore, com foco em pigs multisize. Atualmente está em construção no CTDUT um óleoduto de testes de 12 polegadas , que deve entrar em operação no início de 2013.
Desde 2009, houve 121 inaugurações de centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o Brasil , por isso, a importância da cláusula de P&D da ANP para o setor de óleo e gás, lembrou Elias Ramos, superintendente da ANP.
Fonte: Rodrigo Miguez, TN Petróleo, 29/05/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário